Situação de Aprendizagem
De acordo com Dolz (1994), o desenvolvimento da autonomia do aprendiz é uma conseqüência do funcionamento da linguagem em situações de comunicação, sendo que o primeiro objetivo é o de instrumentalizar o aprendiz e, posteriormente, o professor deve propor intervenções sistemáticas para transformar as interações entre o aprendiz e o texto.
Para que haja uma comunicação efetiva é necessário preparar os alunos para dominar a língua em situações variadas, fornecendo-lhes instrumentos eficazes; desenvolver nos alunos uma relação com o comportamento discursivo consciente e voluntário, favorecendo estratégias de autorregulação; ajudá-los a construir uma representação das atividades de escrita e de fala em situações complexas, como produto de um trabalho e de uma lenta elaboração. Por isso, esse ensino deve ser articulado por meio de uma estratégia, válida tanto para a produção oral como para a escrita, chamada de sequência didática.
Sequência Didática do Texto “Avestruz”.
Texto: Avestruz
Público Alvo: 6º Ano
Aulas Previstas: 6 aulas
Objetivo: Desenvolver nos alunos o gosto pela leitura e o prazer pela escrita.
Competência: Estimular as habilidades de leitura e escrita.
Estratégia:
1º Passo – Trabalhar com o título do texto para descobrir se os alunos conhecem a palavra AVESTRUZ.
2º Passo – Solicitar pesquisa no dicionário para conhecer o significado da palavra.
3º Passo – Solicitar que os alunos desenhem um avestruz da forma como imaginam que seja o animal.
4º Passo – Leitura compartilhada do texto com discussões durante os parágrafos para compreender o que os alunos estão entendendo.
5º Passo - Levar para a sala de aula uma imagem de avestruz para comparar com a imagem desenhada pelos alunos.
6º Passo – Reescrita do texto.
Avaliação: Leitura, discussão, produção artística e reescrita.
Nenhum comentário:
Postar um comentário